segunda-feira, 29 de agosto de 2011

JOVENS REBELDES NA MIRA DA BIBLIA


Cruzada Evangelistica
Missão Apostólica da Fé
“Preparando Obreiro Eficiente”










JOVENS REBELDES NA MIRA DA BIBLIA









 LINDOMAR MARTINS REIS
Ev. Reg. Conv. Nº 00928

Palmas – TO


Sumario:                                                                                      

Item
Assunto
Pagina
I
Introdução
03
II
Porque se Revolta?
04
III
O Desejo de Ser importante
05
IV
Quer fazer uma criança importante?
06
V
Concupiscência da Carne
08
VI
Concupiscência dos Olhos
09
VII
O mau uso da mídia secular
10
VIII
Soberba da vida
12
IX
Existem leis de proteção para  jovens?”
13
X
Família Causa Primaria da Criação
15
XI
Ensino
18
XII
Controlar/monitoramento
21
XIII
Amor
25
XIV
Correção
27
XV
O que retém a sua vara aborrece a seu filho
29
XVI
Amparo Legal “CCB”
30


Capitulo - I
JOVENS REBELDES

Introdução:

Rebelde: que se revolta;
Rebeldia: Ato de rebelde;
Rebelião: Insurreição. (fonte: Dicionário Aurélio).

“Pois aborrece a correção e lanças as minhas palavras para detrás de ti (Sl.50:17)”

         Este versículo acima transcrito faz referencia a atos de rebeldia presenciada pelo homem que a Bíblia chama, “segundo o coração de Deus” (Davi). No mundo em que vivemos somos quase que acostumado a presenciarmos rebeldia por parte da nossa juventude, tais como: em casa, nas escolas, nos coletivos, nas danceterias, nas praias, clubes etc. e muitas autoridades do setor têm se preocupado, ao ponto de envolver na questão: sociólogo, psicanalistas, dirigentes religiosos, políticos, pais e mestres para uma saída mansa e pacifica, e conclui como sendo uma situação que devem ser encarada com muita sabedoria e equilíbrio. A conclusão unânime é como sendo reflexo da revolução da ciência em suas mais variadas ramificações, nos resta, portanto investigarmos a luz da Bíblia Sagrada.

        Diante desta preliminar entraremos no assunto com o seguinte questionamento:
       
- Porque se Revolta?

Visionariamente, tenho que, na infante imaginação jovem, todos sem exceção, iniciam na vida a margem da grandeza; carros, aviões, metrôs, trens, bondes, navios etc. – os meios de comunicações os mais diversos possíveis e acima de tudo uma mídia capaz de influenciar até mesmo os adultos, ninguém escapa os ataques com facilidade. Ai entra o “eu quero” “eu posso” “não sou diferente”. 

Os pais diante das exigências do poder da sedução, se deixa levar pela semente daninha já implantada na mente dos filhos, e para não ver os filhinhos tristes e magoados, abaixa o pescoço a canga, satisfazendo os apelos dos filhinhos, e estes por sua vez, descobre um poderoso poder de fogo contra os pais “pressão”.

Os apelos comerciais não param, os pais por outro lado não tem tempo para o dialogo com os filhos, pois vivemos como muitos dizem “o tempo da velocidade e compromissos marcados” faltarem a um destes seria o mesmo que se sentenciar ao fracasso profissional. O que pode ser resumido em:

- trabalho;
- corrida;
- cansaço;
- expectativa;
- vontade de vencer;
- viagens etc. etc;
- o desejo de ser importante

O Desejo de Ser importante

O professor Dewey, o mais profundo filosofo da América diz que o mais profundo das solicitações da natureza humana é: “o desejos de ser importante”.

A frase seguinte é muito significativa: “Que quer você?” e todos normalmente desejam:

1)   – Saúde e preservação da vida;
2)   – Alimentação;
3)   – Repouso;
4)   – Dinheiro e as coisas que o dinheiro pode proporcionar;
5)   – Vida futura;
6)   – Satisfação social;
7)   – O bem estar dos filhos;
8)   – Uma sensação de importância.

Quase todos os desejos acima citados são satisfeito – todos, menos um.

Existe um que apresenta quase tão profundo, quase tão imperioso como o desejo de alimentação ou de um repouso o que raramente é satisfeito, é “O desejo de ser importante”.

Nada mais sublime, afável, transmissor de alegria para uma criança ou adolescente do que receber uma visita de seu amigo, isto, que quase todos os pais jogam fora, Não é aquela visita desordenada, mas aquela visita de surpresa, sempre o fazendo acompanhar principalmente, de um professor. A visita de um professor na casa de seu aluno (a) surte mais efeito do que um ano de aula sem a presença marcante do carisma agregador, humanístico e ecumênico do professor.

        Quer fazer uma criança importante? “Converse com ela” e verá no semblante a vibração de alegria e felicidade dessa criança. E isto que acabei de escrever não é só por ver comentários, eu mesmo tenho vivido este tipo de experiência. Já passei horas e horas conversando historias interessante para meus netinho e apesar de ser considerado pelos pais como muito travessos, para mim eles tem uma atenção muito especial. Caso você não tenha tempo para o dialogo, essa criança passa percebê-la que não tem nenhuma importância para seus pais e mestres. Ai surge à pergunta; qual a importância que tenho para meu pai/mãe e professor?

E como conseqüência surge a duvida. O filho com duvida fica vulnerável, sem raiz e consequentemente a um passo de mudanças e quando isto ocorre, em muitos casos os pais ainda culpam a criança de negligência, esquece tal pai que o causador da dispersão é a falta dos cuidados paterno/materno o maior cuidado dispensado a um filho não se resume em roupas, calçados, equipamentos eletrônicos e promoção de diversão.
 A grande missão dos pais, como amáveis genitores é construir uma ponte, via “dialogo”. É por esta ponte que se deve orientar ensinar, cuidar, ir atrás e estimular o filho (a) a estar no centro de aprendizado. Infelizmente a maioria dos pais não tem tempo de mostrar que o mais importante não é os programas sedutores da Tvs, e ou filmes, mas, principalmente o convívio familiar edificado na amizade fraterna dentro dos princípios Bíblicos, sobretudo lembrando que a vida não se resume só em trabalho dinheiro e diversão, neste particular temos que questionar: E a família? - Só aos finais de semana sobram um pouco de tempo, não propriamente para a família, mas sim, para um replanejamento da semana seguinte. Os que são mais abastados se põem ao descanso. – ouvir musica, ler jornais para se atualizar com os acontecimentos do mundo em sua volta, ver televisão, ir aos bons teatros, cinema, clube etc. parece que viveram momentos ótimos ao lado da família. – lebre-se, ouvir musica, ler jornais, revistas, ver televisão, assistir filmes e peças teatrais não pode ser visto como convivência familiar, pois todos estes, rouba o mais precioso da família, o dialogo entre esposa/esposo e filhos. Em suma o sábado e domingo passam tão rápido, volta se a rotina na segunda feira. Ai entra semana, mês, ano e anos e o verdadeiro convívio familiar geralmente ficam de fora.

 Os casais mais afortunados contratam pessoas para dar o devido acompanhamento aos filhos, instalam um vigia eletrônico que lá do trabalho é possível um monitoramento que julgam capazes e eficientes para o dia/dia.
 As pessoas contratadas incitam as crianças aos supostos bons programas de Tvs. Os afazeres domésticos distraem a atenção destas que não se preocupam com as programações exibidas, que por sua vez gera a concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
“Concupiscência da Carne”

A mídia influenciada por satanás começa então moldar os jovens no tempo que possuem. De imediato o jovem começa a atender os apelos sedutores dos supostos bons programas de televisão, e como conseqüência os valores morais, éticos e religiosos desaparecem. Estes jovens foram vencidos pelo assedio da televisão.

Alienados que são, começa a cobrar dos pais equipamentos eletrônicos de ultimo lançamentos, sapatos, tênis, calcas e camisas de marca famosa, computador e um desejo incontrolável pelo uso da internet, para acessar o seu E-mail, começa então os pais não darem mais conta de atenderem a demanda exigida pelos filhos. Celulares têm que ser de ultimo lançamento e ai vai se encaixando no domínio da concupiscência da carne, que nada mais é do que o desejo anormal de bens ou prazeres materiais; apetite desordenado por sexo etc. os programas da mídia popular sem o mínimo critério de censura exibe nos horários nobres, senas tais como:
- prostituição;
- homossexualismo;
- glutonaria;
- bebedeira;
- furtos;
- assassinatos;
- drogas;
- contravenções, etc. etc.

Eis ai os resultados da concupiscência da carne.

“Concupiscência dos Olhos”

Mais não para só por ai, temos ainda outro universo conquistado pelos nobres e supostos bons programas de Tvs, “concupiscência dos olhos” esta se refere a cobiça ou desejo descontrolado por coisa atraentes aos olhos, mas proibida por Deus, inclusive o desejo de olhar o que dá prazer pecaminoso. Lá no Éden, Eva foi seduzida ao ver o fruto que Deus tinha proibido que o homem não tocasse. Para nossa época, isso equivale o desejo da diversão contemplando:
- pornografia;
- violência;
- impiedade e;
- imoralidade que seja:

Um comentário: